Pular para o conteúdo principal
 
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL




   A Revolução Industrial foi um marco histórico que teve como objetivo substituir a produção artesanal pelas máquinas e trabalho assalariado, apesar do uso artesanal ter sido o mais comum antigamente, países como a França e Inglaterra adquiriam manufaturas, as quais eram os locais onde artesãos produziam tarefas manualmente.
   A Inglaterra teve uma grande importância na Revolução Industrial por conta de muitos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
   Muitos empresários ambicionavam o fato de lucrar mais, fazendo com que os operários fossem obrigados a trabalhar 15 horas por dia, em troca de um salário muito baixo e além disso, mulheres e crianças também eram obrigados a trabalhar.
   Através disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, passando a serem conhecidos como “os quebradores de máquinas“.

   Diante desses processos surgiram algumas etapas que marcaram a Revolução Industrial:

  •  A Primeira etapa da Revolução Industrial: 
   Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou direcionada, primeiramente, à Inglaterra. Ocorreu o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
  • A Segunda Etapa da Revolução Industrial: 
   A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.
  • A Terceira Etapa da Revolução Industrial: 
   Alguns historiadores consideram os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética e o celular teriam sido o motivo por algumas das inovações dessa época.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

-Acentuação Gráfica- Regras de Acentuação Gráfica: è Baseiam-se na constatação de que, em nossa língua, as palavras mais numerosas são as   paroxítonas , seguidas pelas   oxítonas . A maioria das paroxítonas termina em   -a, -e, -o, -em,   podendo ou não ser seguidas de "s". Essas paroxítonas, por serem maioria,   não   são acentuadas graficamente. Já as   proparoxítonas , por serem pouco numerosas, são sempre acentuadas.           Paroxítona Sílaba tônica: antepenúltima As proparoxítonas são  todas  acentuadas graficamente.  Exemplos:trá gico, pa té tico,  ár vore           P aroxítonas       Sílaba tônica: penúltima Acentuam-se as paroxítonas terminadas em        l fá cil n pó len r ca dá ver ps bí ceps x tó rax us ví rus i, is jú ri,  lá pis om ,  ons iân dom,  í ons um ,  uns
POTÊNCIA   Em física, potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado. Potência também pode ser entendida como sendo a força multiplicada pela velocidade.                                                                           1-ANO FORMULA GERAL                                                                                                                      
GEOMETRIA PLANA Definição: Estuda o conceito e a construção de figuras planas (que são formadas a partir de conceitos básicos primitivos como o ponto e a reta) e como quadriláteros, triângulos, círculos, suas propriedades, formas, tamanhos e o estudo de suas áreas e perímetro. Ângulos: Chama-se ângulo a região entre duas semirretas que partem de uma mesma origem ou vértice.  Polígonos:   são figuras fechadas formadas por   segmento de reta e são caracterizados pelos seguintes elementos:   ângulos, vértices,   diagonais   e lados. De acordo com o número de lados, a figura é nomeada .           ~- os polígonos podem ser regulares ou irregulares.    ~- Regulares: Possui os lados e os ângulos com medidas iguais.          ^ Perímetro: O perímetro corresponde a soma de todos os lados de uma figura geométrica.