REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial foi um marco histórico que teve como objetivo substituir a produção artesanal pelas máquinas e trabalho assalariado, apesar do uso artesanal ter sido o mais comum antigamente, países como a França e Inglaterra adquiriam manufaturas, as quais eram os locais onde artesãos produziam tarefas manualmente.
A Inglaterra teve uma grande importância na Revolução Industrial por conta de muitos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
Muitos empresários ambicionavam o fato de lucrar mais, fazendo com que os operários fossem obrigados a trabalhar 15 horas por dia, em troca de um salário muito baixo e além disso, mulheres e crianças também eram obrigados a trabalhar.
Através disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, passando a serem conhecidos como “os quebradores de máquinas“.
Diante desses processos surgiram algumas etapas que marcaram a Revolução Industrial:
- A Primeira etapa da Revolução Industrial:
- A Segunda Etapa da Revolução Industrial:
A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.
- A Terceira Etapa da Revolução Industrial:
Alguns historiadores consideram os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética e o celular teriam sido o motivo por algumas das inovações dessa época.
Comentários
Postar um comentário